SEMINÁRIO DE LUTA CONTRA O RACISMO ESTE ANO TERA COMO TEMA O" RACISMO E AS RELAÇÕES DE TRABALHO"

segunda-feira, 26 de março de 2012

SC: Audiência pública debateu a criminalização dos movimentos sociais e o Pinheirinho

SC: Audiência pública debateu a criminalização dos movimentos sociais e o Pinheirinho










JOANINHA DE OLIVEIRA, DE FLORIANÓPOLIS (SC)











Audiência discutiu o despejo em São José dos Campos





• No último dia 16 de março ocorreu no Plenário da Assembléia Legislativa de Santa Catarina uma audiência pública que debateu a criminalização dos movimentos sociais em Santa Catarina e no Brasil e a violenta desocupação dos moradores do Pinheirinho.



A audiência foi organizada pelo Comitê Florianópolis de Solidariedade aos Moradores do Pinheirinho e em Defesa da Moradia e pelo mandato da Deputada Ângela Albino (PCdoB). Do comitê fazem parte sindicatos, entidades estudantis, organizações de esquerda (a exemplo do PSTU) e ativistas que vieram tocando iniciativas de solidariedade aos moradores do Pinheirinho, como os dois atos que houve na cidade, um debate na calorada do DCE da UFSC, a distribuição de milhares de panfletos e outras importantes iniciativas.



A audiência foi bem representativa, contando com várias lideranças políticas e do movimento social de Florianópolis e de Santa Catarina, entre elas, Joaninha de Oliveira Johnson, da Central Sindical Popular (CSP-Conlutas) e do PSTU; a Deputada Ângela Albino (PCdoB); o Deputado Sargento Amauri Soares (PDT); o ex-deputado estadual Afrânio Boppré (Psol); o professor e urbanista Lino Peres, da UFSC; uma representação do mandato da Deputada Estadual Luciane Carminatti (PT) e representantes de entidades como a ANEL, o sindicato dos professores da rede estadual, da rádio comunitária do Campeche, do sindicato de processamento de dados de SC e outras entidades e movimentos.



Foi consenso entre os presentes o repúdio ao massacre organizado pelos Governos do Estado de São Paulo (Geraldo Alckmin – PSDB), a Prefeitura de São José dos Campos (Eduardo Cury – PSDB), a PM de São Paulo e o Poder Judiciário Paulista. Também foi denunciado a omissão do Governo Dilma diante do caso e exigido a imediata desocupação do terreno em benefício dos moradores.



Será encaminhada moção aos representantes dos três poderes na esfera federal, estadual (SP) e municipal (SJC/SP), além de representações da sociedade civil como a OAB exigindo a desapropriação do terreno do Pinheirinho em benefício de seus moradores violentamente desocupados, a reconstrução das casas, a indenização das famílias e a apuração e responsabilização pelo massacre do Pinheirinho.



O Pinheirinho também é aqui!

Uma das grandes motivações para a expulsão dos moradores do Pinheirinho de suas casas de forma cruel foi a especulação imobiliária. Em Florianópolis e nas demais cidades de Santa Catarina a especulação imobiliária também força os trabalhadores a morarem nas áreas de risco, na prática, expulsando-os das áreas seguras. Isso porque a especulação imobiliária inflaciona aluguéis, terrenos, casas e apartamentos nas áreas de segurança para morar.



Também na audiência foi denunciado a violenta agressão contra um ato dos trabalhadores do município de São José, cidade da Grande Florianópolis. Valmor Paes da Silva, dirigente sindical que foi um dos presos e agredidos durante a manifestação que ocorreu no dia 14 de março, denunciou a agressão sofrida e em seguida foi exibido um vídeo que mostrou toda selvageria da PM do Governador Colombo (PSD) a mando do Prefeito Djalma Berguer (PMDB).



Na audiência havia um representante do comando da PM de SC, Marco Aurélio Hoffmann, que chegou a dizer que as cenas de agressão explícitas exibidas eram “lamentáveis” e que os fatos seriam “apurados” e os “abusos punidos”. Sabemos que só com a luta e a pressão dos movimentos sociais e entidades da classe trabalhadora e da juventude é que isso de fato se concretizará. Também uma moção será encaminhada aos representantes do poder municipal, do governo de Santa Catarina e Federal exigindo investigação e punição dos culpados.



Tanto a forte especulação imobiliária de Florianópolis e região quanto a violência contra os trabalhadores do município de São José, mostraram que a realidade do Pinheirinho também é a realidade dos trabalhadores catarinenses. Da mesma forma que os trabalhadores do Pinheirinho, devemos sempre procurar ousar para lutar, porque só a luta muda a vida!









FONTE: http://www.pstu.org.br/nacional_materia.asp?id=14023&ida=0

AGRESSÃO AOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE SÃO JOSÉ/SC

No dia 14 de março de 2012, os trabalhadores municipais de São José


juntamente com o sindicato da categoria o SINTRAM, realizaram uma

manifestação em frente a Prefeitura Municipal de São José. Foram

repreendidos fortemente pela Polícia Militar, que impediu a utilização

do carro de som e apreenderam com agressão um dos professores

coordenadores do sindicato.O professor que foi levado a delegacia,

encontra-se impossibilitado de andar e com hematomas por todo o corpo.



Seguem os links para visualizar a manifestação:



http://www.youtube.com/watch?v=0SXvMY_XJg4

http://www.youtube.com/watch?v=dvKNRH4g36M&feature=related

Fórum dos Servidores faz Audiência com o Secretário de Administração

Fórum dos Servidores faz Audiência com o Secretário de Administração








Diante das inúmeras reclamações que o sindicato tem recebido dos servidores/as sobre o atendimento no SC Saúde relatando problemas de toda a ordem, principalmente a falta de atendimento médico em muitas especialidades, o representante do SINTE/SC, juntamente com representantes de outras entidades sindicais que fazem parte do Fórum dos Servidores Públicos do Estado, reuniram-se nesta terça-feira 20/03 às 10 horas, em audiência com o Secretário de Administração do Estado Sr. Milton Martini, para torná-lo ciente do que vem ocorrendo em todo o estado e apresentar suas reivindicações.









Com o objetivo de buscar uma solução que possa melhorar o atendimento dos servidores credenciados ao plano, ficou agendada uma reunião que acontecerá na próxima segunda-feira 26/03 entre o Fórum dos Servidores Públicos do Estado e os Técnicos do SC Saúde com a seguinte sugestão de pauta.



1. Relatório das entidades, sobre as reclamações dos/as servidores/as de várias regiões;



2. Gestão própria (Boicote dos médicos, da nova gestão);



3. Ressarcimento aos servidores que pagam consultas separadas neste momento (até porque paga-se o plano);



4. Solicitar balanço financeiro do governo;



5. Facilitar o credenciamento das clinicas, médicos, laboratórios e hospitais;







No dia 12/04 acontecerá uma Audiência Pública na ALESC sobre o Plano de Saúde.

Video demostrativo das tabelas salariais do magistério catarinense no youtube

Video demostrativo das tabelas salariais do magistério catarinense no youtube .




Parabenizo o professor Marcio pelo brilhante trabalho didatico, que viza esclarecer a todos sobre o

Piso Salarial Nacional do Magistério (situação de Santa Catarina)

o que tinhamos antes da greve;

o que perdemos com o roubo do Raimundinho Malvadeza e ALESC;

o que ficou após o assalto de 2011;

o que temos direito em 2012;

o que Raimunidinho Malvadeza oferece ao magistério;

o que devemos fazer após esta aberraçao de proposta?



Tomo a liberdade de encaminhar sem autorização do amigo Marcio para que utilizem a fim de mobilizar a categoria e explicar aos Pais do porque vamos provavelmente para a greve no dia 17/04/12.



http://www.youtube.com/watch?v=mpbS6Uovsdw&feature=share


COORDENAÇÃO REGIONAL